As crianças indígenas brasileiras estão sendo enterradas VIVAS!


Foto meramente ilustrativa.

Niawi – Enterrado vivo aos 5 anos de idade

Niawi era filho de um dos maiores caçadores da aldeia e irmão de três lindos meninos. Ele era o quarto……………. Mas, para a tristeza da família, ele não se desenvolvia como um menino normal. Aos três anos, ainda não conseguia andar nem falar. Apesar de ser um menino gordinho e bonito, todos percebiam que tinha alguma coisa errada. A família se sentia cada vez mais envergonhada e infeliz.O infanticídio não se resume a um número obscuro nos dados estatísticos, a um problema de saúde pública administrado pelos especialistas da área, ou a uma questão cultural debatida por antropólogos. Várias equipes médicas estiveram na aldeia e viram o estado da criança, mas acharam que nada podia ser feito – afinal, os suruwaha eram índios semi-isolados e os órgãos oficiais achavam que deveria ser evitada qualquer interferência. E retirá-lo da tribo seria considerado uma grave interferência cultural. A situação de pressão aumentava e o desgosto dos pais se tornou tão insuportável que eles acabaram se suicidando quando Niawi tinha 5 anos. Toda a comunidade chorou muito a perda do grande caçador e de sua esposa. Foram longos dias de luto e de canto ritual. Quando terminaram os rituais fúnebres, o irmão mais velho de Niawi lhe deu vários golpes na cabeça até que ele desmaiasse. Depois disso, segundo relatos dos familiares, Niawi foi enterrado ainda vivo numa cova rasa perto da maloca. Algumas mulheres jovens da tribo, chocadas mas incapazes de reagir, ficaram paradas ao redor da cova improvisada. Ficaram ali ouvindo o choro abafado do menino até que esse choro se transformasse em um profundo silêncio. Um silêncio que continua até hoje.

O garoto índio que foi enterrado vivo : 

http://www.leonardocamiza.com.br/2008/02/16/o-garoto-indio-que-foi-enterrado-vivo/

Documentário (vídeo) mostra como crianças indígenas brasileiras são enterradas vivas, em nome da cultura e da morte. Onde está a FUNAI?

  http://holofote.net/2008/06/14/documentario-mostra-como-criancas-indigenas-brasileiras-sao-enterradas-vivas-veja-o-video-em-nome-da-cultura-da-morte-riancas-continuarao-sendo-assassinadas-e-a-funai-o-que-tem-a-dizer/

Onde há sofrimento, há violação dos direitos humanos ( em Mato Grosso)

O direito à vida é universal e não depende da origem étnica.

http://www.hakani.org/pt/outras_historias.asp

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As crianças indígenas brasileiras estão sendo enterradas VIVAS!

  1. Renan disse:

    A questão é bem mais complexado que isso daí, uma criança desta não iria sobreviver na floresta. principalmente tratando-se de um povo semi-isolado. oq fazer nessa situação?

    Curtir

Os comentários estão encerrados.